Poomsaes

Muitos praticantes de Taekwondo treinam seus Poomsaes, sem saber seu real significado. Muitos por desinteresse, outros por nunca ter ouvido falar. Por isso postarei aqui, o significado de cada Poomsaes, desde o 8º Gub até o 1º Gub. Neste post, apresentarei os Taegeuks (Poomsaes de faixas coloridas).


Espero que todos aproveitem.

Os oito Poomsaes iniciais, ou Taegeuks, são como os oito primeiros passos de um aluno de Taekwondo em direção à graduação de de faixa preta. A própria palavra Taegeuk significa “origem de todas as coisas”, a origem de universo balanceado pelo Yin e pelo Yang.


Daí a filosofia de Yin e Yang, uma filosofia de contrariedade e opostos, estar representada em todos os Poomsaes: O ataque e a defesa, a ofensiva e defensiva, o rápido e o lento, o forte e o fraco. A chave para praticar um Poomsae é gerir a energia do corpo e ter controle sobre a respiração, força e rapidez.

Cada um dos oito Taegeuks representa cada um dos oito pontos cardeais e possui um significado próprio que está relacionado com o conhecimento do aluno que a pratica.

Cada elemento em redor do símbolo tem o nome de Trigrama, representando cada um um elemento da natureza:

Representam os princípios da criação do cosmo e a forma de viver do homem:

* Tae - início
* Guk - eternidade

Taeguk IL JANG - Criação (Céu):

Este poomse representa o início, Representa a força criativa que habita todas as formas. A criação, os raios de luz do céu em todas as direções, ao apresentar as técnicas mais básicas do Taekwondo. É a partir dela que todos os próximos taeguks irão se formar.

Taeguk I JANG - Alegria:

Representa a serenidade e a virtude. Simboliza a imagem da alegria com a qual se vai construindo. Deve ser feita com plena consciência de cada movimento, de forma que todos sejam igualmente importantes e controlados.

Taeguk SAM JANG - Fogo:

Simboliza todo o calor, esperança e vitalidade que nos dão o Sol e o fogo. Nos dá a energia, ensinando-nos a estar preparados. Os seus movimentos são de poder, tal como os símbolos que representa.

Taeguk SA JANG - Trovão:

Este poomse evoca o perigo e o receio que traz uma tempestade, que começa tão repentinamente, assim como acaba, deixando o céu limpo. Nos dá a coragem para enfrentarmos o medo interno de forma equilibrada. A sua seqüência de técnicas nos ajuda a agir com calma face ao perigo, até que este, assim como um trovão, passe.

Taeguk OH JANG - Vento:

Este taeguk simboliza a verdadeira natureza do vento; harmonioso e ao mesmo tempo destrutivo.
Este, apesar de invisível, manifesta-se tão depressa e violento, como gentil. Ensina-nos a agir com a humildade da suave brisa e com a força da tempestade.

Taeguk YUK JANG - Água:

Assim como o vento, a água pode ser harmoniosa e destrutiva. Apesar de sua beleza, a corrente da água que flui consegue passar por cada obstáculo que se opõe ao seu curso. Este poomse nos ajuda a compreender que, tal como a corrente da água, podemos ultrapassar qualquer desafio, se tivermos autoconfiança e formos persistentes.

Taeguk TCHIL JANG - Montanha:

Simboliza a montanha, estável, tranqüila, e como tal, imóvel. Ajuda-nos a consciencializar e a avaliar quando começar e quando parar. Este poomse incentiva-nos não só a reagir apenas quando é necessário, de forma rápida, mas ensina-nos também a nos manter imóveis e estáveis, como a rocha.

Taeguk PAL JANG - Terra:

24 movimentos. Tal como a base de toda a vida que representa, a Terra rodeia e nos alimenta, movendo-se em silêncio. Pal chang simboliza o mais alto nível de concentração. Ajuda-nos a respeitar todas as formas de vida que nos rodeia, assim como a nós próprios, e a descobrir força de vontade para viver. Representa tudo o que foi aprendido e é uma preparação para um novo começo.

By: Rodrigo Ícaro



Nenhum comentário: