Dicas de treinamentos


O Taekwondo contemporâneo tem um foco predominantemente competitivo, o que o torna um esporte que além da técnica apurada exige do atleta um altíssimo nível de preparo físico.


A busca da potencialização destas valências físicas deve passar por caminhos que exijam uma alta demanda de treinamento específico e devidamente planejado, porém, este caminho inclui determinados riscos aos quais atleta e treinador devem estar atentos. Por isso, antes de começar a intensificar seus treinamentos realize exames clínicos e testes físicos afim de conhecer suas necessidades e possibilidades de forma segura e orientada.

Grande Abraço.



p.s.: Na oportunidade estarei mandando dicas de:

Alongamento.

Exercícios coordenativos.

Condicionamento cardiorrespiratório.

Resistência.

Velocidade e outros.


Postagem: 24/08/2010


Olá amigos taekwondistas,
Uma das duvidas que atormentam os professores e praticantes desta modalidade reside na ordem a ser empregada para estimular as várias valências durante uma mesma sessão de treinamento, haja vista que a falta de tempo é quase que generalizada e a necessidade de se otimizar resultados.
Por isso, a organização das atividades realizadas deve seguir de acordo com princípios científicos, veja-mos:

A  ordem sugerida de eventos é baseada nestes princípios (bompa, 2004)
<!--[if !supportLists]-->1-      <!--[endif]-->Primeiramente os atletas devem ser expostos  a rotinas de exercícios aos quais tem por objetivo a aprendizagem  e/ou aperfeiçoamento dos elementos técnicos e tácticos. A aprendizagem é maior quando o SNC (sistema nervoso central) está descansado.
<!--[if !supportLists]-->2-      <!--[endif]-->Atividades destinadas a desenvolver velocidade de reação e coordenação. Uma vez que estes são afetados pela qualidade dos impulsos nervosos enviados pelo cérebro ao músculo trabalhado.
<!--[if !supportLists]-->3-      <!--[endif]-->Os exercícios que tem como objetivo o desenvolvimento da força e da potência devem ser colocados após movimentos designados para desenvolver a técnica  ou aumentar a velocidade. A razão é dobrada: Por um lado exercícios de velocidade de reação representam a ativação do SNC, favorável ao desenvolvimento da força máxima e explosiva, por outro, em curto prazo, empregar cargas intensas pode prejudicar o desenvolvimento da velocidade.
<!--[if !supportLists]-->4-      <!--[endif]-->Finalmente, o desenvolvimento da resistência deve ser colocado no final da sessão, devido à atividade ser muito exigente e, portanto, estressante.

Artur Monteiro, Charles Lopes: Periodização esportiva 2009.



Olá amigos taekwondistas,


Hoje veremos um tema que é para muitos praticantes de artes marciais um verdadeiro pesadelo, Alongamento e Flexibilidade.

Vamos começar pelas suas definições:

Flexibilidade é a capacidade de mover os músculos e articulações em todas as amplitudes de movimento. O termo flexibilidade refere-se ao grau de movimento “normal”. Em contraste, exercícios de alongamento referem-se ao processo de alongar tecidos conjuntivos, músculos e outros tecidos. (Alter, Michael J.)

Quando falamos em Taekwondo, estaremos abordando uma arte marcial que contemporaneamente utiliza prioritariamente o combate com as pernas, por isso o tema proposto ganha uma importância ainda maior, haja vista a dificuldade em adquirir e manter uma amplitude articular ótima neste que é o maior grupamento muscular em nosso corpo.

Por que fazer alongamento:

Os exercícios de alongamento podem maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho de um atleta em muitos tipos de movimentos especializados.


Vantagens:

• Ampliar o relaxamento físico e mental do atleta;

• Promover o desenvolvimento da consciência do próprio corpo;

• Reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular;

• Reduzir irritabilidade e tensão muscular;



Técnicas:

• Alongamento passivo.

• Alongamento Ativo.

• FNP (facilitação neuromuscular proprioceptiva). EX: suponha que os músculos posteriores da coxa estão tensos, esses músculos devem primeiro ser suavemente alongados e gradualmente o indivíduo que está sendo alongado faz uma contração isométrica (contração muscular sem movimento) em um esforço de 06 a 15 segundos contra a resistência de um parceiro. Essa contração é seguida de um breve período de relaxamento e então seu parceiro faz novamente um alongamento desta musculatura buscando uma amplitude maior que a anterior.

Obs. Dentre todas as manobras de alongamento esta requer uma atenção especial por parte do seu parceiro e um cuidado acentuado a fim de evitar lesões na busca por uma maior amplitude de movimento



Espero que estas informações venham a ajudar, um grande abraço e até nosso próximo bate-papo.