quinta-feira, 26 de abril de 2012

Brasileiro de taekwondo interclubes reúne 500 atletas em Manaus Torneio, realizado no fim de semana, teve como destaque a amazonense Elissa Pimentel, campeã na categoria até 44 kg e primeira no ranking nacional

Por Frank Cunha Manaus



Competição reuniu 500 atletas de 20 estados do país (Foto: Frank Cunha/Globoesporte.com)

A 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Taekwondo Interclubes, realizado neste fim de semana (21 e 22), reuniu 500 atletas de 20 estados e contou com a participação de 60 associações, academias e clubes filiados a Confederação Brasileira de Taekwondo Interestilos (CBTi). A competição foi realizada na Vila Olímpica de Manaus, na Zona Centro Oeste, e somou pontos para o ranking nacional.
O campeonato, que serviu para os lutadores sonharem em participar da seletiva para uma vaga na seleção brasileira na modalidade, teve como um dos destaques a amazonense Elissa Pimentel, 17. A lutadora subiu para primeira posição do ranking brasileiro com conquista do título na categoria até 44 kg.


Elissa Pimentel é melhor lutadora amazonense no ranking nacional do taekwondo
(Foto: Frank Cunha/Globoesporte.com)

Para Elissa , o título foi mais empolgante pela torcida a favor, diferente de outras competições em que ela disputou em outro estados.

- Lutar em casa é mais favorável. Eu me sentir bem com uma torcida maior, pois acho que isso me ajudou. Meu principal objetivo agora é participar do campeonato brasileiro, onde quero ter uma boa colocação, já que essa etapa valerá 20 pontos - declarou.
De fora da seleção brasileira de taekwondo, o lutador paulista, Cristiano Valeriano, 25, busca retornar ao quadro nacional o mais rápido possível e, para isso, conta com competições fora do eixo Rio-São Paulo, onde a pontuação são maiores.

- Infelizmente eu saí da seleção no começo do ano. Agora eu preciso correr atrás para conquistar pontos e tentar participar da seletiva fechada novamente. E essa competição aqui no Amazonas é algo estimulante, pois faz com que outros atletas se desloquem de outros estados - explicou o lutador.

Competição em Manaus teve pontuação maior

Diferentemente das competições realizadas nas regiões Sul e Sudeste, onde os vencedores somam apenas 5 pontos, em Manaus o campeão da cada categoria soma 10, sendo que o vice fica com 7 e o terceiro com 3.




Brasileiro de Taekwondo Interclubes teve atletas de 20 estados (Foto: Frank Cunha/GLOBOESPORTE.COM)

O representante da CBTi, José Leal, declarou que o Campeonato Brasileiro de Taekowondo Interclubes, realizado em Manaus, é a oportunidade de atletas da Região Norte manter um bom nível, principalmente por terem contato com competidores de outras regiões do país.
- Como geralmente os atletas daqui têm que viajar para outras regiões, para poder competir em nível nacional, a CBTi vem desenvolvendo um trabalho para levar competições em outros polos onde todos tenham o mesmo acesso e o taekowndo possa crescer ainda mais, já que é um esporte olímpico - declarou.
A pontuação completa das equipes vencedores da 3ª edição do Brasileiro Interclubes de Taekwondo será divulgada nesta terça-feira.







Nenhum comentário: